Maria Fernanda, atleta de vôlei de praia do Mackenzie, ainda nem tirou o passaporte, não sabe falar francês, mas já tem data para embarcar rumo a Paris.
“Pensar que eu vou ver a Torre Eiffel de perto é chocante! ”, diz, rindo, a jovem.
Mas o que realmente a deixou chocada foi a convocação para integrar a Seleção Brasileira no intercâmbio em Metz, na França. A iniciativa acontece entre os dias 18 e 30 de julho e tem como objetivo dar sequência ao processo de formação de atletas em desenvolvimento ampliando a preparação de novas gerações do vôlei.
A notícia chegou pelo pai, em um momento totalmente inesperado: “Eu tinha acabado de almoçar, estava assistindo desenho, aí ele veio falar comigo… não caiu a ficha até agora! ”, relembra.
Com apenas 15 anos, Maria Fernanda é natural de Pedra Azul (MG) e defende o Mackenzie há pouco mais de um ano. Desde então, coleciona conquistas expressivas pelo clube. Os títulos, porém, não são os únicos frutos visíveis de seu empenho: o reconhecimento nacional começa a surgir.
Luiz César Rocha, treinador do vôlei de praia no Mackenzie, recebeu com entusiasmo a mensagem do técnico da Seleção: “Ele me parabenizou pela convocação da Maria Fernanda, elogiou o trabalho do Mackenzie e agradeceu pelo que temos feito pela base do vôlei de praia no Brasil. Para mim, foi uma valorização do nosso projeto. Estou muito satisfeito com tudo que temos construído desde o início. Estamos colhendo os frutos.”
Ao lado da irmã gêmea, sua dupla nas areias, Maria Fernanda iniciou a carreira nas quadras, mas foi o vôlei de praia que conquistou seu coração. Mesmo surpresa com a convocação, ela não pretende parar por aqui: “Estou muito feliz de ver que meu esforço está valendo a pena, que consegui chegar até aqui, mas quero ir muito mais além.”